top of page
Escreva Criatura
Ateliês de escrita, Lab & Mentorias

Um espaço de prática, troca e apoio para pessoas autoras de diversos campos artísticos com projetos de escrita autoral em desenvolvimento. A proposta é oferecer provocações e ferramentas que estimulem a criação de uma rotina de trabalho consistente, criando uma oportunidade para o comprometimento de cada participante com a própria escrita.

O projeto iniciado em 2021, desdobrou-se em um Laboratório realizado com recursos da Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais que foi oferecido a nove roteiristas mulheres, em março de 2023, em São Sebastião do Paraíso.

Além dos ateliês e do laboratório, a proposta ainda envolve a oferta de mentorias individuais de desenvolvimento de projeto para roteiristas, diretores e produtores.
 



 

GAROTAS DE OURO, o filme
Dramédia Musical
90 min


Roteiro: Emil Moreira, Jojoy Matias, Kiwi Bertola, Leandro Reis e
Marília Nogueira
Direção: Karen Suzane e Marília Nogueira
Elenco: Zezé Motta, Teuda Bara, Gláucia Vandeveld
Produção: Filtro Filmes
Desenvolvimento e co-produção: Ipê Rosa Produções
 

LOGLINE:

As inesquecíveis “Garotas de Ouro”, ex-divas da era disco, se reencontram com um plano: retornar aos palcos, 40 anos depois.


GAROTAS DE OURO, a série
Dramédia Musical
8 x 45'

Criação: Lara Koer e Marília Nogueira

Projeto selecionado para o lab NPA 2021


Questionada sobre os comentários sobre sua

velhice, especialmente quando aparece de

biquíni, por exemplo, Betty diz que "sente pena"

de quem pensa assim. "Todo mundo envelhece.

Falaram: 'Olha a velha'. São uns babacas, tenho

até pena de quem pensa assim. Por que, em

nosso processo de autoestima, precisamos nos

sentir sempre jovens? Torço por menos dessa

cobrança alucinante.”Entrevista com Betty Faria
 

um tema em alta...
Projetos em desenvolvimento
Captura de tela 2023-11-06 083845.png
CABÍRIA FESTIVAL, LAB
& PRÊMIO DE ROTEIRO
cabíria_fb.png

O CABÍRIA FESTIVAL AUDIOVISUAL é uma co-produção entre Ipê Rosa Produções e Laranjeiras Filmes, um evento dedicado à difusão de obras e conteúdos realizados por mulheres que mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos em geral. Um grande encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

O festival é um desdobramento do CABÍRIA PRÊMIO DE ROTEIRO, premiação criada por Marília Nogueira em 2015 com os objetivos de estimular histórias com protagonistas mulheres diversas e inspiradoras e contribuir para a visibilidade de roteiristas mulheres.

Seu nome resgata a célebre personagem de Federico Fellini em “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina, que a um só tempo inspira resiliência e esperança. “Além da personagem forte, a homenagem provoca uma dicotomia ao apontar os holofotes sobre realizadores homens que podem ativamente contribuir para que mulheres tenham espaço não só nas telas, mas também nos bastidores."

Mais informações: www.cabiria.com.br

bottom of page