Ateliê EscrevaCriatura
Escrita Criativa & Roteiro

GAROTAS DE OURO
Comédia Dramática Musical
6 x 30'

Criação: Lara Koer e Marília Nogueira
Projeto selecionado para o lab NPA 2021
 

LOGLINE

As inesquecíveis “Garotas de Ouro”, ex-divas da era disco, se reencontram com um plano: retornar aos palcos, 40 anos depois.


 

SINOPSE

Vera, Betty, Bruna e Zezé são ex-integrantes das “Garotas de Ouro”, grupo musical de sucesso na década de 70. Há muito distantes dos holofotes, as quatro atravessam crises existenciais distintas e precisam encontrar novos rumos para suas vidas. Vera está desiludida com a música  e quer manter sua “vida normal”; Betty está certa de que vai morrer e quer aproveitar a vida ao máximo; Bruna acaba de se separar dos seus dois maridos e busca um recomeço; Zezé está perdendo controle da empresa que ela mesma criou e quer recuperar seu espaço. Voltar aos palcos parece ser a solução para todas, mas não será fácil. Juntas, enfrentam conflitos familiares e a caretice do cenário musical munidas de alguma coragem e muito relaxante muscular.

“Fernandona, avós da razão... A gente tem

exemplos maravilhosos de mulheres maduras,

competentes e engraçadas. E o quanto é bom

ver fogo no rabo, ziriguidum, je ne sais quoi e

uma beleza imensurável? ! Muito obrigada,

queridas. Vocês são uma inspiração ❤ Quem

sabe vou ter a sorte de ficar assim e ajudar

outras meninas a gostar das marcas do

tempo?”
  Krishna Mahon


Questionada sobre os comentários sobre sua

velhice, especialmente quando aparece de

biquíni, por exemplo, Betty diz que "sente pena"

de quem pensa assim. "Todo mundo envelhece.

Falaram: 'Olha a velha'. São uns babacas, tenho

até pena de quem pensa assim. Por que, em

nosso processo de autoestima, precisamos nos

sentir sempre jovens? Torço por menos dessa

cobrança alucinante.”
 Entrevista com Betty Faria
 

um tema em alta...
Projetos em desenvolvimento

Para quem está atrás de um empurrão para começar, continuar ou terminar qualquer projeto esquecido em algum HD ou nuvem por aí. ;)
 
Em dois formatos:
 

> EXTENSIVO (encontros semanais de 2h ao longo de 6 semanas): ideal para quem já tem uma história estruturada e gostaria de um espaço acolhedor para começar a desenvolvê-la e criar uma rotina de escrita consistente.

> INTENSIVO (3 encontros de 2h): ideal para quem está ainda no rascunho de uma ideia ou para quem precisa de um empurrãozinho apenas para retomar algum projeto.
 

Formulários de pré-inscrição no link https://linktr.ee/marilianogueira 🧠⚡📝

escrevacriatura4.png
CABÍRIA FESTIVAL, LAB
& PRÊMIO DE ROTEIRO

O CABÍRIA FESTIVAL – MULHERES & AUDIOVISUAL é uma co-produção entre Ipê Rosa Produções e Laranjeiras Filmes, um evento dedicado à difusão de obras e conteúdos realizados por mulheres que mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos em geral. Um grande encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

O festival é um desdobramento do CABÍRIA PRÊMIO DE ROTEIRO, premiação criada por Marília Nogueira em 2015 com os objetivos de estimular histórias com protagonistas mulheres diversas e inspiradoras e contribuir para a visibilidade de roteiristas mulheres.

Seu nome resgata a célebre personagem de Federico Fellini em “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina, que a um só tempo inspira resiliência e esperança. “Além da personagem forte, a homenagem provoca uma dicotomia ao apontar os holofotes sobre realizadores homens que podem ativamente contribuir para que mulheres tenham espaço não só nas telas, mas também nos bastidores."

Mais informações: www.cabiria.com.br